Educação de Ubatuba é destaque em seminário da rede municipal de Cascavel – Prefeitura Municipal de Ubatuba
O trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Ubatuba na área de Educação Integral em Tempo Integral ganhou destaque em Cascavel, no Paraná. A convite do município, profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de um seminário para compartilhar práticas e experiências desenvolvidas na cidade.
Durante o encontro, a supervisora de Ensino Mayriele Lages Germano e a coordenadora pedagógica Rosa Adriana de Oliveira Soares Dias conduziram a palestra “O território como condutor do ensino integral”. A apresentação abordou a importância de considerar as características, potencialidades e particularidades de cada território na construção de uma proposta de educação integral.
A atividade também proporcionou um espaço de formação, diálogo e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas redes municipais de ensino. A proposta é ampliar o olhar sobre o papel do território como elemento articulador do processo de aprendizagem e da formação integral dos estudantes.
Para Mayriele Germano, compartilhar a experiência de Ubatuba com outros municípios contribui para fortalecer o diálogo entre profissionais da educação e possibilita a construção conjunta de novas estratégias.
“É muito significativo poder apresentar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido em Ubatuba e, ao mesmo tempo, conhecer outras experiências. A educação integral precisa considerar o território, as características dos estudantes e as potencialidades de cada comunidade. Essa troca amplia nossos olhares e fortalece nossas práticas.”
A coordenadora pedagógica Rosa Adriana destacou a importância do reconhecimento e da oportunidade de levar as experiências da rede municipal para outros profissionais da educação.
“Participar desse seminário é uma oportunidade muito importante de compartilhar experiências e refletir sobre os caminhos da educação integral. O convite demonstra o reconhecimento de um trabalho construído coletivamente e nos permite levar para outros municípios um pouco do que estamos desenvolvendo em Ubatuba.”
A integração entre municípios possibilita a circulação de conhecimentos e práticas que podem contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais. Nesse contexto, a experiência de Ubatuba com a Educação Integral em Tempo Integral passa a integrar um espaço de diálogo com outras redes públicas municipais.
“É motivo de grande satisfação para Ubatuba poder compartilhar com outros municípios as experiências que estamos construindo na Educação Integral em Tempo Integral. Esse reconhecimento demonstra a dedicação dos nossos profissionais e o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma educação cada vez mais conectada à realidade dos nossos estudantes e às características do território. A troca de experiências fortalece a rede e nos permite aprender, aprimorar nossas práticas e também contribuir com outros municípios”, destacou o secretário de Educação, Claudinei dos Santos.
