Governador inaugura nova Superintendência Regional da Polícia Científica no Litoral Norte com estrutura ampliada e foco em eficiência pericial

Fotos: Roberto Zacarias/Secom GOVSC

O governador Jorginho Mello e a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Bôer Fronza, inauguraram nesta terça-feira, 2, em Balneário Camboriú, a nova Superintendência Regional do Litoral Norte, que vai ampliar a capacidade de atendimento pericial na região. O local vai ter um investimento do Governo do Estado de R$ 2,3 milhões para os próximos cinco anos. O ato contou ainda com a presença do perito-geral adjunto Douglas Balen e da perita superintendente-regional, Julia Rehn, além de outras autoridades locais.

Com cerca de 1.300 m², a estrutura vai abrigar setores fundamentais da atividade forense, entre eles: exames de local de crime contra a vida, engenharia forense, identificação veicular, perícias de patrimônio, informática forense, papiloscopia, laboratório de análises forenses e exames de lesão corporal.

“Estamos trazendo agilidade, com essa nova cara que nós estamos dando para a Superintendência, para atender as pessoas com melhor qualidade. A Polícia Científica faz um grande trabalho em Santa Catarina. É perícia, laudo para poder fazer justiça, para oferecer segurança para a Justiça quando vai julgar o processo. Então, eu estou muito feliz de estar aqui, em Balneário Camboriú nessas novas instalações, para atender melhor a população”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A unidade também deve receber, no próximo ano, a Sala Lilás, destinada ao atendimento humanizado de vítimas mulheres, crianças e adolescentes. Essa é uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com acolhimento, proteção e respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A nova superintendência passa a atender diretamente os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha, Itajaí, Navegantes, Luiz Alves, Balneário Piçarras, Penha, Barra Velha e São João do Itaperiú, ampliando a cobertura e reduzindo o deslocamento de equipes e materiais periciais.

“A entrega representa um avanço muito importante para o nosso serviço pericial aqui na região porque estávamos numa sede antiga, com pouco espaço, com pouca manutenção e aqui nesse prédio novo, bem localizado, a gente vai ter melhores condições de trabalho para os nossos peritos, agentes, papiloscopistas, todos os servidores que atuam conosco e principalmente para a população que precisa do nosso serviço. Aqui irão funcionar os setores como o de lesão corporal e traumatologia forense, então aqui temos um ambiente adequado e acolhedor para receber o cidadão”, avaliou a perita-geral, Andressa Bôer Fronza.

No local, também vão funcionar importantes laboratórios forenses como a informática forense, a química forense, análise veicular, setor de local de crimes, de balística forense, enfim, uma série de setores. “E assim a Polícia Científica consegue contribuir para que Santa Catarina continue sendo o estado mais seguro do país”, completa.

Segundo a instituição, a modernização deve resultar em perícias mais ágeis, precisas e eficientes, contribuindo para a qualidade das investigações e para o fortalecimento da segurança pública.