Defesa Civil participará de Oficina de Geotecnologias para Gestão Municipal – Prefeitura Municipal de Ubatuba

Estudos técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre Gestão de Riscos e Desastres apontam que a implementação de sistemas de geoprocessamento integrados pode reduzir em até 30% o tempo de resposta da Defesa Civil em situações de crise, permitindo uma tomada de decisão baseada em evidências e não apenas em estimativas.

Por isso, a Defesa Civil de Ubatuba participará da Oficina de Geotecnologias para Gestão Municipal, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), com realização do Instituto de Geografia e Cartografia (IGC). 

A capacitação será oferecida a diversas regiões e a etapa que contempla o Vale do Paraíba e Litoral Norte acontece nesta terça-feira,28, das 9h às 17h, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em São José dos Campos.

A participação do município integra as ações de qualificação contínua dos servidores que atuam no monitoramento territorial e na prevenção de riscos, fortalecendo a capacidade técnica da administração pública para o uso de ferramentas de geotecnologia aplicadas ao planejamento e à gestão do território. A formação é voltada a profissionais de áreas como Defesa Civil, Infraestrutura, Obras, Meio Ambiente, Educação, e Geoprocessamento, com foco na utilização estratégica de dados geoespaciais para subsidiar decisões técnicas e operacionais.

Durante a oficina, serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre geoprocessamento, cartografia, sistemas de informações geográficas, infraestrutura de dados espaciais e plataformas de monitoramento territorial, incluindo ferramentas de acompanhamento de alertas por satélite e sistemas de apoio à gestão municipal. A programação também contempla atividades práticas voltadas à aplicação dos sistemas na rotina dos municípios.

A iniciativa busca ampliar a integração entre os municípios e qualificar equipes técnicas para o uso de tecnologias que contribuam com o planejamento territorial, o monitoramento de áreas de risco e a tomada de decisões baseadas em dados.

“Essa capacitação contribui com o repertório dos nossos agentes, que se atualizam sobre conhecimentos que permitem o mapeamento de vulnerabilidades com precisão técnica, fazendo com  que o município planeje suas ações de prevenção de forma mais efetiva e eficiente”, destacou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli.