BOLETIM – Comércio apresenta saldo de quase 12 mil empregos formais criados em Santa Catarina em 2025
O setor do Comércio encerrou 2025 com o saldo de quase 12 mil novas vagas de trabalho formal em Santa Catarina.
Mais da metade dessas novas contratações foi no subsetor de Comércio varejista, que apresentou saldo de 6.228 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), de dezembro de 2025.
O secretário estadual do Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou a importância do setor do comércio para a economia e para as famílias catarinenses.
SONORA
De acordo com a Seplan, o crescimento de 5% da economia catarinense em 2025 repercute no crescimento do rendimento médio e do consumo, o que aumenta a geração de empregos.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) também lançou uma nova edição do Informativo Mensal de Emprego, com análises detalhadas sobre o segmento.
De acordo com o informativo, as vagas de trabalho formal no Comércio varejista cresceram 16,6% nos últimos dois anos em Santa Catarina, na comparação dos meses isolados de novembro de 2023 e de 2025.
Outros setores do comércio também foram destaque, como o setor varejista de ferragens, madeira e materiais de construção (9,9%) e o Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (8,7%).
Ainda de acordo com o estudo, as microempresas foram as que mais empregaram, representando aproximadamente 40% dos trabalhadores.
Mais informações sobre o estudo podem ser acessadas no site seplan.sc.gov.br.
Repórter: Eduardo Melo
