Prefeito destaca responsabilidade ambiental durante abertura do 1º Simpósio das Cidades Brasileiras em João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa abriu, nesta segunda-feira (18), o 1º Simpósio das Cidades Brasileiras – Árvores do Mundo, que tem como eixo temático o programa internacional Tree Cities of the World (TCOW) – Conectando as cidades brasileiras. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), acontece até a próxima quinta-feira (21), no auditório do Hotel Manaíra, e debate o papel da arborização urbana no enfrentamento das mudanças climáticas e na melhoria da qualidade de vida.
O prefeito Cícero Lucena destacou a importância da responsabilidade ambiental, que deve ser compartilhada por todos, durante a solenidade de abertura do evento que reúne gestores públicos, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil. “Além da valiosa troca de experiências e do conhecimento que este encontro proporcionará, visamos reconhecer os gestores que se destacam na promoção de práticas ambientais, impulsionando o avanço desse compromisso na consciência da população. A responsabilidade ambiental deve ser compartilhada por todos os cidadãos e não apenas pelos gestores”, afirmou o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, ressaltou que João Pessoa é referência nacional na área de arborização urbana, com a criação dos parques urbanos. “A arborização presta serviços ecossistêmicos fundamentais, como regulação térmica, preservação da biodiversidade e paisagismo. Estamos recebendo especialistas, gestores e prefeitos de todo o Brasil para debatermos essas políticas. João Pessoa tem sido exemplo com a criação de parques urbanos e a meta ousada de plantar 500 mil árvores até 2030, como contribuição direta à redução dos gases do efeito estufa”, afirmou.
Já o coordenador do programa João Pessoa + Verde e presidente do simpósio, Sérgio Chaves, lembrou a dimensão internacional do evento. “É um momento histórico para João Pessoa, que já é reconhecida pela quarta vez pela Arbor Day Foundation como cidade integrante do TCOW. O Brasil hoje é o segundo país com mais cidades certificadas, atrás apenas dos Estados Unidos. Reunimos aqui prefeitos, técnicos e pesquisadores para discutir ciência, arborização e cultura urbana, celebrando os 440 anos da Capital”, ressaltou.
Com esse simpósio, João Pessoa se consolida como protagonista na agenda ambiental brasileira, reforçando seu papel de cidade-modelo em políticas de arborização e sustentabilidade.
Programação – A programação do 1º Simpósio das Cidades Brasileiras – Árvores do Mundo acontece das 8h às 17h e inclui mesas-redondas, painéis temáticos e cursos práticos. Confira:
Terça-feira (19): debates sobre inovação na gestão pública, compensações ambientais, normas, biodiversidade, além dos desafios enfrentados por cidades recém-reconhecidas pelo TCOW.
Quarta-feira (20): painéis sobre urbanização sustentável, cidades inteligentes, planos de descarbonização, viveiros e novas espécies, encerrando com a palestra do botânico Ricardo Cardim sobre ‘Cidades verdes de 3ª geração no Brasil’.
Quinta-feira (21): cursos especiais sobre paisagismo sustentável, diagnóstico e manejo de árvores, além de análise de risco em áreas urbanas, ministrados por especialistas renomados.
TCOW – O Tree Cities of the World é um programa internacional administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation. A iniciativa reconhece cidades comprometidas com o manejo sustentável das árvores urbanas, incentivando o plantio, o cuidado e a valorização das florestas urbanas.