Final do Futsal do Jires da REME empolga famílias, técnicos e jogadores – CGNotícias

A final do futsal dos Jogos Escolares Infantis (Jires) da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) emocionou famílias, técnicos e jogadores na noite de terça-feira (5), no ginásio Guanandizão.

O evento foi organizado pela Divisão de Esporte, Escolas, Arte e Cultura (DEAC) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que promove os jogos escolares, considerados o maior projeto de inclusão social no esporte escolar de Mato Grosso do Sul.

Em 2024, cerca de 22 mil alunos participam dos projetos da DEAC em modalidades como futsal, balé, vôlei, entre outras. De abril até agora, 70 escolas e aproximadamente 500 alunos participaram dos jogos de futsal.

Na final masculina, competiram as equipes das escolas Elpídio Reis e Dr. Tertuliano Meirelles. No feminino, a disputa foi entre os times das escolas Senador Rachid Saldanha Derzi e Orlandina Oliveira Lima, unidade rural.

No Jires de 2023, o título feminino foi conquistado pela equipe do Orlandina. Este ano, porém, a vitória foi para a escola Rachid Saldanha.

O chefe da DEAC, Roberto Vieira, explicou que a premiação inclui troféus para as escolas, medalhas para os jogadores e destaques para o melhor goleiro e artilheiro da partida. “O Jires é uma oportunidade para descobrir talentos, encontrar alunos que gostam do esporte. No futsal, vimos várias histórias de estudantes que certamente têm potencial para brilhar no futuro”, afirmou.

O professor Elias Modesto, da Escola Municipal Elpídio Reis, treina a equipe desde 2018. “Eu e os alunos estávamos ansiosos. Chegar à final é um título inédito para nós. Os alunos estão comigo desde os 7 anos, e hoje têm 11; estamos muito alinhados”, contou.

Uma das promessas do time é José Guilherme Garcia de Freitas, de 12 anos, goleiro da equipe. “Nosso time é muito bom. Sabemos que o imprevisível pode acontecer, então nos preparamos para tudo”, declarou.

A mãe de José, Handressa Garcia, auxiliar administrativa, comentou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do filho. “Antes, ele jogava futsal em uma escolinha, mas neste ano começou a treinar na escola durante o contraturno, o que foi muito positivo. José era uma criança acima do peso, mas, com dedicação, emagreceu, parou de comer besteiras e agora está focado. É só alegria”, compartilhou.

O professor Mayki de Paiva, técnico do time feminino campeão do Jires 2024, celebrou a vitória, que teve o mesmo placar do ano passado: 2×1. “Apoiar o esporte feminino é muito gratificante, e o sabor da vitória é ainda maior. Trabalhamos duro com treinos e concentração, o que nos levou à conquista. As alunas também competem nos Jogos Escolares”, destacou.

Thalia Santana Soares, artilheira do time e aluna do 7º ano, participou da partida. “Estive em quadra no ano passado contra o Orlandina. Saímos tristes com a derrota, mas este ano treinamos melhor e conseguimos vencer”, comemorou.

A diretora adjunta da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, Paula Marciano, acompanhou a equipe de perto e comentou sobre a importância do evento. “Para nós, já é uma vitória chegar à final. O Jires é uma motivação a mais para unir a família e a comunidade escolar”, afirmou.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra os vencedores dos jogos. A primeira imagem interna é dos times disputando. A próxima imagem mostra o professor Elias. A imagem seguinte é de Handressa e a imagem final mostra a diretora adjunta, Paula Machado.

Deixe uma resposta