A Liga Nacional de Futsal (LNF) manifesta seu apoio à comitiva que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) leva a Brasília nos dias 1º e 2 de setembro para defender o orçamento do esporte durante a votação da PEC da Segurança. A proposta pode alterar a distribuição das receitas das apostas esportivas e resultar em uma redução estimada em R$ 500 milhões nos investimentos destinados ao esporte brasileiro.
A delegação é liderada pelo presidente do COB, Marco La Porta, e reúne representantes do Movimento Olímpico e do esporte nacional em reuniões com senadores e demais autoridades envolvidas na discussão em Brasília.
O presidente da LNF, Fellipe Drommond, reforçou o posicionamento da liga sobre o tema. “O esporte brasileiro não pode pagar a conta de um problema que o próprio esporte ajuda a resolver. Somos a principal ferramenta de transformação social do país e recursos que hoje sustentam competições, formam atletas e viabilizam parcerias como a que temos com o CBC não podem ser retirados de forma abrupta e sem qualquer estudo de impacto no esporte brasileiro. Seguimos ao lado do COB e de todas as entidades esportivas nessa defesa, porque investir em esporte é investir no futuro e também na segurança do país”, afirmou.
A LNF sente esse impacto de perto. O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), um dos principais parceiros da liga, é responsável por fornecer as passagens aéreas de todas as competições da LNF, cobrindo o deslocamento de equipes, atletas e comissões técnicas ao longo da temporada. Um corte dessa magnitude na origem desses recursos ameaça diretamente essa estrutura, essencial para o funcionamento do calendário nacional de futsal.
A LNF é contra o corte de recursos do esporte previsto na proposta e reforça, ao lado do COB e do CBC, que segurança pública e esporte não devem ser tratados como escolhas concorrentes. O fortalecimento de um não pode significar o enfraquecimento do outro.
