Serviço de telessaúde chega em sete unidades municipais da Maré para mais de 150 mil usuários – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Sete unidades de Atenção Primária à Saúde do Complexo da Maré vão passar a ter teleconsulta – Edu Kapps / SMS

Sete unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas no Complexo da Maré vão ganhar um aliado tecnológico na extensão do serviço de saúde na comunidade: a teleconsulta. A iniciativa é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio com o Ministério da Saúde e a Fiocruz e, a partir de novembro, vai impactar 150 mil usuários do SUS cadastrados na região.

Na prática, os pacientes vão poder agendar as consultas com sua equipe de saúde da família de referência e realizá-las de casa ou do trabalho por meio de link para a consulta pelo aplicativo para celular minhasaude.rio. No horário agendado, o paciente acessará o link para entrar na sala virtual com o profissional de sua equipe de saúde da família.

O piloto será na Clínica da Família Diniz Batista dos Santos e posteriormente o projeto será ampliado para as clínicas Adib Jatene, Augusto Boal, Jeremias Moraes da Silva e os centros municipais de saúde Américo Veloso, João Cândido e Vila do João. Para oferecer o atendimento, ao todo 15 consultórios foram renovados com equipamentos modernos – computador, câmera e microfone – e 14 profissionais, entre médicos e enfermeiros, passaram por treinamento. Uma rodada teste já foi realizada com pacientes.

– A iniciativa busca facilitar o acesso aos serviços de saúde na cidade e promover a continuidade do cuidado utilizando os avanços da tecnologia para se conectar de maneira mais ágil e facilitada e, sobretudo, no momento e lugar mais oportuno para o cidadão. Estima-se que até 20% das consultas realizadas nas unidades possam ser realizadas a distância. O território da Maré que já experimentou modalidades de telessaúde durante a covid-19, tem apoiado e construído conjuntamente esse projeto de transformação digital, por isso iniciamos essa iniciativa aqui, diz a subsecretária geral da SMS, Fernanda Adães, que está à frente da iniciativa.

O telessaúde é mais uma etapa do planejamento para a saúde digital na cidade, pelo site e aplicativo para celular minhasaude.rio, que reúnem diversos serviços e também as informações de saúde do cidadão. O app minhasaude.rio está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo, nas versões Android e iOS.

Categoria:

  • 2 de novembro de 2024
  • Marcações: Atenção Primária clínica da família Maré saúde teleconsulta

    Deixe uma respostaCancelar resposta